segunda-feira, 20 de abril de 2009

Do lixo ao luxo

genre-blues

O blues nasceu do lamento dos escravos africanos que trabalhavam nas plantações de algodão do sul dos EUA.Suas letras muitas vezes incluíam formas sutis de pregação contra a escravidão e meios de escapar dela.Há várias versões sobre aquela que é a primeira composição típica de blues, assim como seu primeiro idealizador. Diz a lenda que o autoproclamado "Pai do Blues" W. C. Handy ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava clandestinamente em um vagão de trem e observava um homem que tocava violão com um canivete. Daí teria surgido aquele que é dito como o primeiro blues da história, St. Louis Blues. Porém o mais correto a afirmar é que o blues surgiu de uma forma mais ambiental e progressiva do que uma única canção. De fato, a instrumentalização das work songs (canções de trabalho) foi o marco inicial para o surgimento do blues como estilo de música(fonte:Wikipédia).

Pois bem,copiei tudo isso da Wikipédia para chegar em um único ponto:Elitizaram o Blues.E foi em Criciúma.Nessa sexta,dia 24,haverá no Criciúma Clube um show de Blues com Mauricio Pereira e Trouble Men.Os ingressos estão limitados a 100 pessoas (segundo a coluna do Murilo Carvalho) e é de se imaginar que os mais endinheirados da cidade estarão lá exibindo seus belos carros e roupas européias.

Não defendo que música,de qualquer tipo,seja feita só para a classe pobre,ou a classe X ou Y.Só me pergunto onde esta a coerência de fazer um show de música popular(mais popular que blues impossível) para uma pequena elite de uma pequena cidade do interior de Santa Catarina.E mesmo se esses endinheirados gostam realmente de blues ou só vão até lá para sentar a bunda na cadeira e fazerem cara de nojinho quando alguém passa com um vestido que não tem “etiqueta” ou um sapato sem sobrenome italiano.E enquanto isso o povo vai sendo educado a ouvir funk e pagode nos costelaços da vida…


_________________________________________________________



Este post esta no:


Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!



3 comentários:

  1. Olá!
    Primeiro,obrigada pela visitinha...seja sempre bem vindo!
    Segundo, a primeira coisa que notei em seu blog (antes do post, é claro)foi "Li,gostei e recomendo" e logo abaixo "A menina que roubava livros" (simplesmente me encantei pela forma de escrever de Markus Zusak....perfeito!).
    E por fim (não menos importante), pelo post, muito bem escrito,claro, irônico e coerente!

    Porque é chique ser "pseudo-cult"!

    Uma abraço!

    Inté mais!

    ResponderExcluir
  2. Que chique está o blog! Todo modificado! ^^

    ResponderExcluir
  3. Pô cara, essa não dá pra segurar. Nós vamos lá, e vamos quebrar tudo. Não tem essa de esses bundinhas de cadeira na cara (é isso?). Fizemos uma coleta pra comprar ingresso e vamos lá. E vamos com sapato italiano (comprado na Veneza). Só resta uma dúvida: o fato de o programa ter sido recomendado por Murilo Carvalho. Será que vale a pena gastar a sola do sapato zero bala?

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto.