segunda-feira, 4 de maio de 2009

Das coisas que aprendi nos livros

O blog Heresia Loira lançou a pelota e estou publicando meus hábitos de leitura.
  • Ricardo Chicuta livros















  • Leio muito,compulsivamente,desde pequeno.Do tipo terminar um livro e começar outro.Ou até mesmo ler mais de um por vez.
  • Eu "aprendo" com os livros que leio.E depois quero colocar em prática,o que,claro,me provoca vários problemas nas discussões de mesa de boteco.
  • Adoro fazer turismo literário nas livrarias.Fico quase maluco com a quantidade enorme de livros novos (e bons) expostos.
  • Sou capaz de ler até na filial do inferno.Quando era office-boy em Sampa lia no ônibus na ida e volta dos trabalhos e hoje ainda gosto de ir ao shopping para ler e tomar um suco de cupuaçu ou pitanga.Não me incomodo com os adolescentes gritando.
  • Comecei o hábito de baixar e-books e ler no Blackbarry,mas desconfio que isso vai ser um veneno para meus olhos,que já estão meio "baleados".
  • Já gastei muito dinheiro em livrarias e sebos.Mas de uns 3 anos para cá devido a (falta de vergonha na cara) queda do meu poder aquisitivo tenho baixado os livros da NET e imprimido em casa mesmo.Para quem não se importa de ser visto no shopping com um monte de folhas voando da mesa não tem problema.
  • Sempre marco meus livros na capa e contra-capa.Com nome,telefone e e-mail.Nunca recebi um “trackback” de ninguém.
  • Nunca deixo um livro pela metade.Mesmo os mais difíceis costumo ler inteiros.Levei uns dois anos para ler(em linguagem 500tista) “Dom Quixote de la Mancha”,mas quando finalmente terminei descobri que estava apaixonado pelo livro.
  • Quando encontro uma palavra que não conheço procuro no dicionário ou no Google.A mesma coisa com lugares,sempre dou uma olhada no mapa do lugar no qual o livro se passa.Funciona,deixa a leitura mais real.
  • Não tenho problema em emprestar livros.Livro parado na estante me dá agonia,sempre acho um desperdício,principalmente quando o livro é bom.
  • Já tive mais de 300 livros em casa,em estantes.Perdi muitos quando me mudei de São Paulo para Criciúma.Mas atualmente só guardo os que ganhei de presente,todos os outros ou foram trocados em Sebos ou “perdi” intencionalmente nos supermercados da cidade.
  • Por fim.Leio qualquer coisa.Qualquer gênero.Qualquer revista,sobre qualquer assunto.E para mim bula de remédio é uma leitura interessantíssima.


Outros blogs que postaram seus "hábitos de leitura":

Soli Deo Gloria
Heresia Loira
Vísceras Literárias
Victor Almeida
Ufa!Bloguei!

14 comentários:

  1. OOOOOps!!!! Falou a nossa língua. Livros. Não só lemos como escrevemos. Ééééé... O único problema é vender. Assim, escrever a gente (um de nós) escreve, só não vende. O último deles "O Imperador da Próspera" foi best-seller, conseguiu emplacar a incrível marca de 20, talvez 25. Grande sucesso. Hoje ele está encalhado nos dois sebos da cidade. Tamos tentando agora (seguir a carreira literária) via blog.
    Vida dura a de artista.

    ResponderExcluir
  2. Em dois: na frente da Gisdany Jóias (Getúlio Vargas) e naquele perto ao Catarina Gaidzinski (quase em frente à Pão Quente).

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ricardo. Também te linkei lá no Vísceras.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo ler. Mas tenho dificuldade em ler livros ruins.
    Ganhei um livro ruim de natal e tentei deseparadamente ler até o final. Não deu.
    Aproveitei que estava sem dedicatória e embrulhei pra minha mãe. hahaha

    Empresto meus livros, mas juro que MORRO quando não me devolvem.
    Se não te importa em emprestar, manda ai! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga eu tenho muitos livros em minha ksa
      o pior que ñ tenho tempo mais de ler mas mesmo assim
      continuo comprando livros
      na revista do avon esta a venda muitos livros bons
      estou comprando livro assim
      mas c vc morac perto de minha ksa eu teria o
      imenso prazer em empresta lo
      desde q vc devolva é claro ......kkkkk

      Excluir
  5. " A glória da amizade não é a mão estendida, o sorriso carinhoso e a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando descobre que alguém acredita e confia em você ".
    Um beijo
    "MY ANGEL"

    ResponderExcluir
  6. perguntas que não querem calar: 1. vc leu O Segredo? 2. vc lê Paulo Coelho?

    ResponderExcluir
  7. O Segredo eu não li,mas confesso que já li Paulo Coelho.Mas se vc. contar para alguém eu digo que é mentira...

    ResponderExcluir
  8. Isso é ótimo pra você, o livro é nosso melhor amigo.

    Ixi, emprestar livros é quase como dar.

    ResponderExcluir
  9. Cara, por incrível que pareça, não consigo ler E-books. Ler no Pc me da agonia. Adoro ter o prazer de virar as páginas. E meu celular não le e-book hehe. Adoro comprar livros, gasto muito dinheiro com isso. Mas, devido ao trabalho não tenho muito tempo para ler.
    Não gosto de emprestar livros por que geralmente não voltam, ou, voltam "ferrados" e eu sou SUPER cuidadoso com minhas coisas.
    Assino a Super Interessante e a Mundo Estranho também, e adoro essas revistas.

    Teu blog é massa, volte sempre que possível no meu.

    Vou assinar seu feed (:

    ResponderExcluir
  10. Cara,olha mano tu és meio maluco. Sabe, eu gostaria de ser também assim: meio maluco por leitura, mas tenho uma certa dificuldade. Só que mesmo assim, sou um amante da leitura. Tembém gosto muito dos e-book, vale apena ler muito...
    uma abraço pra todos.

    ResponderExcluir
  11. Oi garoto!!! como você é letrado..to impressionada!! Já titia aqui tem problemas com livros "difíceis",tipo mais de 60 páginas e sem figurinhas,então,mas sou adepta de uma intelectualidade fast food,leio de um tudo,de outdoors a listas telefonicas,aliás essas são as minhas preferidas,tantos personagens interessantes,parece shakespeare

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto.