segunda-feira, 15 de março de 2010

Que grande perda de tempo…

matematica Lá vou eu ser execrado novamente pela opinião pública mundial.(pfff).

Quando estava estudando sempre fui o melhor,ou um dos melhores alunos do colégio,sempre.Passei por alguns colégios e a coisa nunca mudou,sempre foi natural para mim tirar boas notas,prestar muita atenção na aula e estudar bastante em casa,que também não sou nenhum gênio.

Eu tinha pena das pessoas que não sabiam responder as questões,não entendia como alguém poderia tirar zero em uma prova de história por exemplo,que é tão fácil.Hoje eu sei que as pessoas são muito diferentes uma das outras,tem outros interesses e vai ver que elas não tinham um interesse tão grande assim nas aulas como eu tinha.

Nunca fui nerd.minha mãe já teve que ir ao colégio algumas vezes para me salvar de enrascadas mas acabava me safando porque minhas notas eram muito boas e expulsar um aluno que nunca tirou uma nota abaixo de 8 não deveria ser interessante.

Mas agora eu me pergunto:Para que?Para que perdi tanto tempo estudando aquelas questões enfadonhas de matemática?Nunca usarei aquilo.Desde pequeno eu já sabia que nunca ia querer ser um Engenheiro ou qualquer outra profissão que necessite tanto assim de matemática.Gosto muito de matemática,mas aquelas equações são de fuder a cabeça do cidadão.E duvido que os engenheiros saibam fazer aquelas merdas.

Meus amigos se divertiram muito mais que eu,aprontaram muito mais que eu e aposto que tiveram uma infância muito melhor que a minha.Eles lá com os seus zeros e uns e eu com as minhas notas dez.

Hoje meu filho esta passando o mesmo que eu,mas ele esta no outro lado da corda.As notas dele não são grande coisa e o cabeção não e muito chegado em estudar,mas aposto que as lembranças que ele terá da infância serão melhores que as minhas.Fico feliz.

A vida ensina muito mais que a escola,pena que eu só fui aprender isso quando era tarde demais.

Obs.: @profmichel Eu realmente acho que o passado nos ajuda a ter um futuro melhor.Então esse post não é direcionado a sua matéria.Me refiro aquelas coisas exdruxúlas que somos obrigados a decorar em sala de aula.

20 comentários:

  1. É,eu tbm fui uma aluna no seu tipo.(bagunça?Coisa pouca eu fiz rs e era boa aluna,tinha facilidade de aprender)
    A minha filha tbm é cabeçuda,vai fazer 6 anos e esse ano adiantaram ela de série.Já que já sabe ler,escrever,fazer contas de adição e subtração(mas é igual a mamãe.Fala mais que o homem da cobra e o do leite junto,na aula)
    Tenho q concordar c vc que muitas coisas q estudamos são totalmente desnecessárias,mas diz aí se não foi uma fase boa?

    Xeru

    ResponderExcluir
  2. Eu fui CDF e não acho que pudesse ter agido diferente. Eu tirava notas boas porque aprender me estimulava, e ainda hoje sou assim.

    Ser CDF nunca me levou a lugar nenhum e estou desempregada com 3 canudos. Mas eu nunca estudei pra ser melhor outros, nem ao menos estudei pra ganhar dinheiro. Estudei pro prazer. Por isso, eu não acho que perdi nada.

    ResponderExcluir
  3. sempre estudei o minimo nescessario.

    sempre fui da galera do fundao! ahhaha

    agora na facul, nao é diferente!

    ResponderExcluir
  4. Que o seu filho tenha boas recordações da infancia e da escola. na altura queixava-me tanto e agora amava voltar para lá!

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Assim, são momentos no qual somos obrigados a aprender algo forçado. Passando por esse momento, você tem aquela sensação de alívio onde vocÊ olha para traz e diz: "Fui fodástico"
    Você conseguia fazer as atividades de matemática, mas seus amigos nãoconseguiam..
    Você teve destaque, você teve a atenção dos professores, você deixou seus pais orgulhosos, você deu satisfação a eles...


    Nunca se arrependa mano, nunca...

    ResponderExcluir
  6. Gostava da matemática quando os problemas eram Joãozinho tem 12 bolinhas e deu duas para Mariazinha brincar (insira sua piada aqui). Com quantos ele ficou?

    E depois de um tempo apareceu o X e o Y, ai estragou tudo.

    ResponderExcluir
  7. É. Concordo contigo, mas só para contrariar um pouco, eu tenho uma amiga de infância que hoje é professora de matemática.
    Um dia perguntei pra ela pq estudar essas porra de equação que eu nunca vou precisar na vida.
    Ela me respondeu que eu não preciso porque nunca entendi a matemática. Se entendesse poderia explicar até o funcionamento padrão do universo.
    E, ao contrário do @profmichel, essa minha amiga odiava história, e sempre disse solenemente que nunca precisou da História pra porra nenhuma nessa vida.
    Então, cada um é cada um.

    ResponderExcluir
  8. Também concordo que a matéria do @profmichel é muito válida. Sempre amei história, agora matemática, física e química???? Para mim são quase uma questão de fé: você tem que acreditar que é daquele jeito porque é e pronto! Não vejo nada de lógico no diagrama de Linus Pauling ou na regra do Pi, por exemplo.

    ResponderExcluir
  9. É, eu poderia completamente ter escrito esse texto inteiro.
    Triste. Mas válido.

    ResponderExcluir
  10. eu sou a típica nerd-que-é-descontraída. Adoro uma fofoca na sala, mas minhas notas sempre tão lá em cima. Uhu. Mas pra que estudar? Pra ser atriz só precisa fingir que é alguém - dedução ridícula do ator, mas vai.

    Beeeijo!

    ResponderExcluir
  11. Vc tem um filho??? Dessa n sabia nao!

    oh, o melhor ehs er um aluno normal... aquele do 6/7! hehehe

    ResponderExcluir
  12. SeuPutz aprendeu com suas faculdades mentais uma só equação matemática, aquela do Falcão: é provado por a+b que a+b não prova nada.

    ResponderExcluir
  13. "A terceira leitora do Chi"

    E o aluno que era o teu oposto também pode ter lembranças iguais ou piores que as tuas.

    No primário, sempre fui a pior aluna da sala, tansa, desatenta, preguiçosa, conversadeira e com notas acima de nove só em Educação Física, Artes e Religião.
    Fiquei em recuperação da primeira até a terceira série, porém na terceira, reprovei. No outro ano, passei direto só para vingar da professora que no primeiro dia de aula, após rodar, me humilhou na frente dos coleguinhas por eu não querer ir no reforço escolar, alegando que eu era uma vadia, que não estudava e que naquele ano ela não queria se estressar mais com alunos vadios. É obvio que para ela ter aquela reação, provavelmente eu no ano anterior havia prometido melhoras e não havia cumprido, saturada, a professora não acreditou em mim.
    Lembrando do vexame que passara entre os colegas, as lágrimas pelo caminho de casa, determinei que estudaria uma semana para cada prova, iria passar direto e que faria ela engolir palavra por palavra de que eu não era capaz de melhorar se eu não fosse no reforço escolar.
    E o ano prometeu... "Esfreguei" na cara dela o meu primeiro 10 na vida (primeira prova do ano e de matemática), na metade do ano quebrei o braço numa viagem de trem da escola, dá nada, foi o esquerdo, voltando..., e cada vez mais, com muita raiva (chamando a prof de tudo) estudava para as provas... Até que, Deus é tão bom e pensou no meu melhor, que de tanto estudar para se vingar, no fim do ano, com quase uma semana de febre, não pude ouvir da boca daquela pro-fes-so-ra que eu havia passado direito... Ficou como lição, de que eu era capaz, e que no próximo ano eu podia me dedicar o mesmo, mas sem raiva.
    Assim foi, na quarta série também passei direto, desta vez com o coração mais puro e leve. rsrs

    Mas que ela engoliu, ela engoliu HA HA HA

    ResponderExcluir
  14. aiai, repeti o jardim 2.
    só tenho isso pra dizer. :\

    ResponderExcluir
  15. .
    .
    cara, pra mim matemática, física e quimica, deveria existir apenas pra quem gosta mesmo...

    eu só gostava das matérias teóricas.

    mas a gente ainda tem que agradecer, muita coisa na forma de ensinar mudou.
    Raul Seixas ficou 5 anos no Ginásio (atual ens. fundamental), mas não por ser burro, por faltar as aulas e por não gostar da forma como era alplicado o ensino.

    quando namorou sua primeira mulher que era filha de um pastor protestante que não queria que a filha casasse com Raulzito, justamante por ele não estudar, ele fez o curso de madureza (hoje supletivo), para concluir o ginásio (ens fundamental II) e 2o Grau (ens. médio) e passou para direito, filosofia e psicologia tudo em 1 ano e meio.

    direito ele não fez, filosofia e psicologia ele começou e depois continuou estudando em casa.

    a gente ainda pegou professores que discutem com os alunos em sala de aula, sorte nossa.
    mas anteriormente, o pau pegava e eles que estavam certos a qualquer custo, devia ser um saco!

    grande abraço parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  16. me identifico 100% com o que você escreveu aqui, e nunca tinha ouvido alguém assumir tão abertamente esse "arrependimento".

    onde estão os nerds dos anos 70/80?

    minha filha também não é top na escola...mas eu a apoio na questão da "sociabilidade"....

    minha primeira visita aqui e gostei muito de tudo o que li...

    ResponderExcluir
  17. You’re simplythe Best
    Meu querido ,
    Venho comunicar que seu texto já se encontrar
    Postado em nosso blog , queremos agradecer a honra que você nos deu
    com a autorização do seu texto
    Boa sorte
    http://simplythebest01.blogspot.com

    PS - meu amigo quando começar a enquete de aviso ta
    bjs

    ResponderExcluir
  18. ao contrário do que você pensa, acho que é super importante entender as matérias que são dadas na escola e ser ótimo aluno.
    Se vc sempre foi bom aluno, isso é ótimo pois quer dizer que sempre teve bom raciocínio (para matemática e matérias correlatas)

    Em compensação, eu sofria pra atingir a média em fisica.
    sou praticamente uma lesma paralítica para entender problemas matemáticos.
    quando eu sentava pra estudar, eu tinha crises de choro e sabia que tudo aquilo seria em vão, já que na hora do vamos ver eu tiraria no máximo 7. afff
    sofrimento.
    e hoje? o excel e a HP12C me salvam.
    graçadeus há salvação pra todos os mortais.
    brigaduuuuuuuuuuuuuuuuu

    besos

    ResponderExcluir
  19. mas eu cortaria um dedinho pra ser como vc.

    besos

    ResponderExcluir
  20. Chicuta, eu não tinha visto este post, rapaz. Concordo em muitas coisas com você. Tem conteúdos que ninguém merece. Eu mesmo dei uma aula hoje que foi uma chatice. E me arrependi, pois falhei na forma de abordar o conteúdo.

    O conhecimento é importante e não deve ser descartado. Ocorre que deve haver um enxugamento dos conteúdos ensinados. Na minha opinião, menos é mais. A proposta do "Ensino Médio Inovador" pode vir ao encontro disso.

    Um grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto.