quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A morte lhe cai bem.

enterro-de-minhoca Há uns 10 anos aqui em Criciúma ainda existia o hábito de se velar a pessoa morta em casa.A pessoa morria e os parentes contratavam uma funerária que decorava a sala da residência com velas gigantes e coroas de flores bonitas ou não,dependendo da quantidade de dinheiro que o defunto havia deixado.Era por assim dizer a última “festa” que o morto dava em sua própria casa.Antes de se mudar para debaixo da terra.

No outro dia os familiares saiam as ruas carregando o caixão até o cemitério.Morar perto do cemitério era considerado legal nesses tempos,porque ninguém merecia carregar um caixão por quilômetros.

Todo mundo parava o que estivesse fazendo e saia na rua para ver passar aquela procissão meio desanimada.O caixão na frente,as rezadeiras logo atrás,no meio os parentes chorando e atrás os conhecidos e curiosos.Em um mês “bom” dava para ver até uns 3 defuntos passarem em frente a sua casa.

Eu tinha uma coisa estranha com velórios,enquanto as pessoas ficavam de longe do caixão fazendo a apologia e puxando o saco do morto eu sempre dava uma chegada lá na frente para ver o belo serviço que os papa-defuntos fazem.É incrível o trabalho das funerárias.A pessoa em vida era feia pra caramba,mas depois de morta virava galã de TV.Princesa de Mônaco.

Até hoje ainda acho que pessoas mortas são mais bonitas do que pessoas vivas.

7 comentários:

  1. Pelo visto tu andava era prospectando o mercado com esta história de "num mês bom dava pra ver uns três defuntos..."

    ResponderExcluir
  2. Essa tradição eh presente na família. Contudo, todos os parentes que morrem são velados na casa de uma tia avo. A casa cheira a morte, e a filha mais nova da mulher eh totalmente obcecada por morte, uma pessoa que seria cômica se não fosse trágica. Isso tbm lembra a "procissão dos mortos", lenda de avo. Comecei a escrever e esqueci o foco do coments. ;*

    ResponderExcluir
  3. Pessoas mortas mais bonitas que pessoas vivas? Sério Chicuta, tu é um tarado doente. Fica longe dos meus parentes defuntos, ta? Abraços, Dulce.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Tubarão, tem muita gente que ainda "vela" o defunto em casa. hehehe.
    Eu acho que nunca mais entraria nessa casa depois do velório.
    Mas, é verdade! As funerárias tão um trato caprichado na pessoa. Tem que ficar "binita" pros bichinhos da Terra.

    ResponderExcluir
  5. Dai seu doido...é verdade que vc morreu no twitter? Vamos fazer um velório então kkkk

    bjuuuu

    ResponderExcluir
  6. Ricardo,

    Que 2012 chegue com muitas realizações!

    Um beijo pra você!

    ResponderExcluir
  7. FELIZ 2012. QUE CONSIGA REALIZAR OS SONHOS QUE NÃO CONSEGUIU EM 2012!

    ESTEJA SEMPRE COM JESUS EM SUA VIDA! ELE PODE FAZER MUITO POR VC.

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto.