quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fabuloso Guia Turístico de Criciúma – Parte II

criciúma No post anterior aprendemos um pouco sobre a história de Criciúma.Fatos comprovados cientificamente,datados com Carbono 28 (duas vezes mais preciso que o Carbono 14,que não serve para nada).

Hoje aprenderemos quase tudo sobre a situação Geo-Política Criciumense.Não venha para a cidade sem ler esse post,ele poderá salvar a sua pele.Ou não.

Criciúma é uma cidade situada no extremo sul catarinense e faz limites no leste com Angola (porque nossas águas territoriais se estendem até a África,FTW),no Oeste com os bugres de Chapecó,no norte com os papa-ovos de Curitiba e no sul com Montevideo.

Os principais bairros de Criciúma são Porto Alegre,Florianópolis,Joinville e Blumenau,onde acontece a Oktoberfest,tradicional festa Criciumense inspirada na tradição Inca da Chicha,cerveja feita com milho mastigado.

A história de Criciúma nem sempre foi pacífica,em 1902 tivemos a Guerra Içarense,deflagrada por um bairro de Criciúma chamado Içara.A guerra durou 25 minutos e foi ganha por Içara.Criciúma levava vantagem em armas e homens mas perdeu a batalha quando os donos da Casa do Rock,em uma estratégia genial,promoveram um show do Latino em suas dependências.Criciúma decidiu que não valia a pena brigar por um lugar tão inóspito.Infelizmente isso faz com que hoje para chegar as praias os Criciumenses tenham que atravessar Içara,o que é uma tortura.

Após os primeiros imigrantes Incas,Ucranianos e Italianos a cidade recebeu gente do mundo todo.Destacam-se os imigrantes de Bangladesh,Laos,Gabão,Mongólia e Brunei.

Essa gama tão grande de pessoas trouxeram uma diversidade cultural muito grande culminando na Festa das Etnias,que agrega todas as culturas representadas em um show do Michel Teló e outro da Daniela Mercury.

5 comentários:

  1. Esqueceu de falar das Tissunamis que acontecem quando chove.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Meodeus, tu escreve isso bebu neh, só pode kkkkkk
    O show da Daniela Mercury foi a coisa mais interessante que já teve na Festa das Etnias, que hoje não existe mais.

    Espero que a série continue, afinal ponto turístico em Criciúma não falta e vc ainda não citou nem 10%.

    Bju, THA!

    ResponderExcluir
  3. Bahhh, o que ensinam para as crianças na escola né? Não cheguei a aprender nada sobre essa guerra içarense!!!

    Ainda bem que tu esta aí, pra mostras fatos históricos tão importantes!!

    ResponderExcluir
  4. Gostava de ir a Oktoberfest um dia, isto pelas fotos que costumo ver tuas no facebook xD Deve ser muito divertido.

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAAH... mas só podia ser vc mesmo...

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto.